Celebração de 21 anos RCO

No último dia 17 de Abril, a RCO celebrou 21 anos de sua fundação. Para marcar o momento, no dia 20 de Abril a empresa preparou um ato em Ação de Graças voltada a todos os funcionários. Nesta ocasião, procurou-se reforçar o posicionamento pessoal quanto ao desenvolvimento de uma religiosidade e que, nesta religiosidade, possa sempre ser consciente a gratidão pelo trabalho e a harmonia entre os colegas de função, e da empresa como um todo.

A RCO vem adotando uma posição quanto sua gestão em promover mais humanidade e mais sensibilidade a questões que envolvem os funcionários. Sendo assim, reforçando o posicionamento em promover um lado espiritual, independente de religião, a empresa incentivaria a formação de um ambiente de trabalho mais harmônico, colaborativo e produtivo, sendo pessoal ou profissionalmente.

Para encerrar o ato do dia 20, um coffee break foi servido aos presentes, além do bolo do aniversário RCO.

21 de abril – Dia do Metalúrgico

21 de Abril – Dia do Metalúrgico

No dia 21 de Abril, além de se celebrar o dia de Tiradentes, o principal personagem de um dos mais importantes movimentos sociais para a independência do Brasil  na ocorrência da Inconfidência Mineira, também este dia é lembrado pelo Dia do Metalúrgico.

O profissional metalúrgico constitui a base da RCO. Alocados em sua maioria no setor produtivo, estes profissionais estão distribuídos em funções como soldadores, montadores internos e externos, operadores de usinagem de equipamentos como fresa, plaina e torno, além de coordenadores para estas funções. Sendo assim, aproximadamente 80% do quadro de funcionários atuais da RCO compõe-se de metalúrgicos.

Os metalúrgicos fazem parte da história recente do país, com maior expressão nas décadas de 70 e 80, com o surgimento da figura do ex-presidente Lula como líder sindical lutando por melhorias para a categoria. A RCO mantém diálogos amistosos e frequentes com o sindicato da categoria que representa os interesses de seus funcionários.

Segundo dados apresentados nos último dia 7 de Abril pela FEM-CUT através de estudo do DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – nos últimos 16 anos, o empregro na indústria metalúrgica teve um crescimento de 48,6%, passando de 762 mil novos postos em 1995 para 1,031 milhão, em novembro de 2010. O estado de São Paulo concentra quase a metade (45,8%) do total de metalúrgicos do Brasil. A região Sudeste concentra 70% das vagas da indústria metalúrgica no país.

Felicitações aos trabalhadores metalúrgicos pelo dia e por fazerem parte de um dos principais setores da economia do país.

Fonte dos dados: FEM-CUT


Base de Alcântara recebe silo RCO para obras de expansão

TMI

Base de Alcântara, no Maranhão, com destaque para a TMI – Torre de Móvel de Integração. Fonte: Tribuna Hoje.com

O Centro de Lançamento de Alcântara, localizado ao norte do município maranhense de Alcântara, é uma importante base brasileira para lançamento de satélites. Inaugurada em 1989, a estrutura foi uma alternativa ao Centro de Lançamento Barreira do Inferno, no Rio Grande do Norte. Pela proximidade à linha do Equador, a base de Alcântara torna o lançamento de satélites menos custoso devido à 30% menos em consumo de combustível. Sendo assim, Alcântara é considerado um dos mais importantes pontos de lançamento de foguetes e satélites do mundo.

Em um consórcio denominado Cyclone 4, a Odebrecht Infraestrutura e Camargo Corrêa, clientes RCO, e mais as empresas ucranianas Elkor Corporation e Concord Group, realizam obras civis e de montagem visando uma expansão da base que a deixará como uma das bases mais modernas do mundo, garantindo assim sua permanência em um seleto grupo de países que possuem estrutura semelhante. O nome Cyclone vem de um foguete desenvolvido na Ucrânia que será utilizado nos próximos lançamentos, o Cyclone 4.

Para o projeto de expansão em Alcântara, a obra conta com Silo Aparafusado de 380 toneladas de capacidade em armazenamento de cimento. Silos soldados e aparafusados RCO encontram-se atualmente em obras signicativas para o desenvolvimento do país, incluindo obras para a Copa 2014.

21 anos de RCO

Hoje, 17 de Abril, a RCO celebra mais um ano de fundação.

E como todo ano agregado à trajetória de uma existência corporativa, sempre marcam as evoluções, mudanças, pessoas que passaram pela empresa, processos modificados, enfim, crescimento como um todo.  Isto tudo é louvável e torna a RCO orgulhosa de sua história. 21 anos podem ser poucos, mas frente à um histórico sócio-econômico recente no Brasil, estes anos projetam uma trajetória consistente, com altos e baixos, mas firme para manter-se viva.

Sabendo que há toda uma trajetória passada, faz-se a consciência de que também há toda uma trajetória a ser construída.

Evolução e desenvolvimento é isso: reconhecer que a mudança e a melhoria dever sem constantes, carregando o vigor de fazer acontecer como se tudo estivesse sendo começado do zero, com novas possibilidades, novos mercados, novos clientes que ainda não receberam as soluções RCO.

Abaixo, uma foto do setor fabril RCO bem no começo das operações e ainda sendo estruturado, na década de 90.

Parabéns a todos da RCO por fazerem parte dessa trajetória!

Início da RCO

Setor produtivo RCO na década 90, ainda em estruturação: em 21 anos, a mesma garra, como se estivesse começando do zero.

Programa Reconhecer incentiva aprimoramento profissional

Os colaboradores da RCO Tiago Cândido, Fabrício Carvalho, Márcio Martins, Tiago Urias e Matheus Bitencourt decidiram, por iniciativa própria, buscar um treinamento para aprimorarem suas tarefas diárias na empresa. O treinamento, que é um curso onde aborda-se leitura e interpretação de desenhos técnicos e mecânicos, complementaria as atividades que cada um desenvolve em seus postos de trabalho e certamente agregaria positivamente às carreiras de cada um.

Por conta desta ação e pró-atividade dos colaboradores, a RCO decidiu incentivá-los e, dentro do programa interno Reconhecer, a empresa contribui com os custos de deslocamento dos colaboradores até a cidade onde se realiza o curso. Sendo assim, a empresa reconhece que as iniciativas pró-ativas tomadas com relação ao aprimoramento pessoal e profissional são essenciais para qualquer indivíduo e, por conta disso, haverá sempre o apoio e a aprovação da RCO.

Equipe RCO

Equipe RCO: pró-atividade em busca de melhoria profissional reconhecida pela empresa.

Dia do Aço e Dia da Engenharia

9 de Abril – Dia do Aço

10 de Abril – Dia da Engenharia

Nos dias 9 e 10 de Abril celebram-se o Dia do Aço e da Engenharia, respectivamente. A RCO Maschinenfabrik faz parte deste universo onde tem pelo aço uma das suas principais matérias primas e faz uso da Engenharia para transformá-lo em bem produtivo para o mundo.

Segundo o portal Brasil.gov.br, a produção de aço bruto em 2011 foi de  39,4 milhões de toneladas 19,8% a mais do que em 2010. “As siderúrgicas brasileiras têm condição de produzir 47,4 milhões de toneladas de aço bruto, capacidade que deverá ser elevada para 55 milhões de toneladas até 2015, com os novos investimentos já previstos.”

Já o IPEA – Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas, projetou através do Boletim Radar nº 12, que o Brasil terá 1,5 milhão a 1,8 milhão de engenheiros em 2020. O crescimento econômico como um todo e as demandas por infra-estruturas relacionadas à Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016 são os principais fatores impulsionadores desta projeção. Segundo o Boletim, “É possível que, em alguns setores como construção civil, mineração, petróleo e gás, haja um gargalo na oferta de profissionais, caso a economia cresça a níveis muito altos.”

Estratégias e o ano de 2012 no “Café com Qualidade”

O programa interno “Café com Qualidade” reuniu, em sua última edição, todo o Departamento Comercial da RCO, incluindo engenheiros de vendas, orçamentistas e coordenadores.

Este programa, implantado a um ano, inicia este ano de 2012 repassando e afinando ainda mais as estratégias do departamento comercial, projetando mercados e delineando portfólio de soluções para atuais e novos clientes. Claro que não faltou o costumeiro café que ajuda a proporcionar um ambiente mais colaborativo e informal, diferente do ambiente das rotineiras reuniões tradicionais. Para incrementar e dar um impulso para os trabalhos, vídeos motivacionais foram exibidos.

Também para este ano, o programa interno “Café com Qualidade” assume um posicionamento diferenciado, onde temas do dia-a-dia da RCO serão considerados em todos os encontros, unicamente com a finalidade de que as pessoas e departamentos envolvidos estejam alinhados estrategicamente com os objetivos da empresa.

"Cafe com Qualidade" e Departamento Comercial: reafirmação das estratégias para 2012.