Rio+20 discute conjunturas ambientais e socio-econômicas

A Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, batizada de Rio+20, marca os 20 anos da Eco-92, a cúpula sobre meio ambiente realizada no Rio de Janeiro em 1992. Faz parte do ciclo de conferências ambientais da ONU, que teve início em 1972, em Estocolmo, Suécia.

A Rio+20 reunirá, mais uma vez, chefes de Estado e de governo e entidades da sociedade civil (ONGs, universidades, institutos) para revisitar os principais temas, protocolos, convenções e recomendações que resultaram da Eco-92. Entre eles estão a Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento; a Agenda 21; e as convenções-quadro sobre Mudanças Climáticas, Biodiversidade e Combate à Desertificação.

Além dessas questões, que voltam a ser debatidas, dois temas centrais foram selecionados para nortear as discussões na Rio + 20. O principal deles é a transição para a chamada economia verde, que propõe a adoção de um novo sistema produtivo, com base na baixa emissão de gases de efeito estufa, na eficiência no uso dos recursos naturais e na inclusão social.

O segundo tema central é a governança global que levará ao desenvolvimento sustentável, ou seja: como os países vão se organizar, em termos de leis, acordos e protocolos, para colocar esse novo modelo socioeconômico em prática.

Outros assuntos que terão espaço na conferência são: energia; alimentação e agricultura; emprego e inclusão; cidades sustentáveis; água; oceanos e desastres naturais.

É esperado dessa reunião, porém, mais do que um balanço da Eco-92. O resultado final deve ser condensado em um documento de cunho político onde todos os países se comprometam a fazer as transformações necessárias rumo à economia verde.

Fonte: Folha.com - Ambiente

Programa Reconhecer promove almoço entre colaboradores

O Programa Reconhecer ainda continua em vigência na RCO. Para este mês de Junho ocorreu um almoço para todos os funcionários da empresa.

Nos últimos meses, gestores departamentais e Recursos Humanos vem adotando ações que procuram promover a melhor compreensão de um trabalho em equipe. Essas ações vem produzindo resultados que impactaram em uma otimização e evolução de pessoas e processos internos. Paralelamente, procura-se ainda o incentivo à promoção de valores como visão sistêmica da empresa e de processos e também a adoção de um posicionamento estratégico vislumbrando horizontes a longo prazo.

Com isso, um almoço foi pertinente para a ocasião. O evento aconteceu em um local tranquilo e fora do ambiente de trabalho proporcionando descontração e renovação de energias para os desafios do segundo semestre de 2012.

O Programa Interno Reconhecer é uma iniciativa RCO que procura incentivar e premiar o esforço individual ou coletivo em busca de resultados e diferenciação em processos e gestão no dia-a-dia da empresa.

Dosadora CDR-40 em nova planta da Votoratim

A Votorantim mantem, até 2013, um programa de investimentos e expansão na ordem de R$ 5 bilhões. Dentro deste programa, inclui-se uma nova fábrica de cimentos na cidade de Edealina, Goiás, a terceira no estado, onde as fases iniciais da obra já se iniciaram.

O obra, através da Engemix, cliente RCO, conta com uma Dosadora de Concreto RCO CDR-40 que já está montada no canteiro de obras e pronta para operação.

A nova fábrica armazenará dois milhões de toneladas de material e abastecerá o mercado goiano, Triângulo Mineiro e regiões Norte e Nordeste do estado de São Paulo. Segundo diretor de finanças da Votorantim Cimentos, Sidney Catania, a construção gerará 1.200 empregos diretos e, após conclusão, gerará aproximadamente 600 empregos diretos.

A escolha de Edealina como cidade para construção da nova fábrica tem por motivo a proximidade com uma mina de calcário, matéria-prima para produção de cimento.  O poder público local e estadual acredita que a fábrica trará um desenvolvimento econômico e social significativos para a região.

Veja mais detalhes da Dosadora RCO RTG-40.

Dosadora RCO CDR-40: nova fábrica da Votorantim trará desenvolvimento à Edealina-GO.

Dosadora CDR-40 RCO é exibida durante programa JOGO ABERTO

O programa Jogo Aberto, da Rede Bandeirante de Televisão, exibiu uma reportagem que abordava a escolha de Recife, Pernambuco, como uma das sedes para a Copa das Confederações. A cidade também sediará jogos da Copa 2014.

Portanto, para a realização destes eventos, está em andamento a construção a Arena Pernambuco, local onde está instalada uma Dosadora de Concreto CDR-40, já abordado em post anterior (acesse).

Durante a reportagem sobre a construção do estádio e sua evolução até à conclusão total, a CDR-40 foi exibida em alguns momentos.

Confira!