21 de abril – Dia do Metalúrgico

21 de Abril – Dia do Metalúrgico

No dia 21 de Abril, além de se celebrar o dia de Tiradentes, o principal personagem de um dos mais importantes movimentos sociais para a independência do Brasil  na ocorrência da Inconfidência Mineira, também este dia é lembrado pelo Dia do Metalúrgico.

O profissional metalúrgico constitui a base da RCO. Alocados em sua maioria no setor produtivo, estes profissionais estão distribuídos em funções como soldadores, montadores internos e externos, operadores de usinagem de equipamentos como fresa, plaina e torno, além de coordenadores para estas funções. Sendo assim, aproximadamente 80% do quadro de funcionários atuais da RCO compõe-se de metalúrgicos.

Os metalúrgicos fazem parte da história recente do país, com maior expressão nas décadas de 70 e 80, com o surgimento da figura do ex-presidente Lula como líder sindical lutando por melhorias para a categoria. A RCO mantém diálogos amistosos e frequentes com o sindicato da categoria que representa os interesses de seus funcionários.

Segundo dados apresentados nos último dia 7 de Abril pela FEM-CUT através de estudo do DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – nos últimos 16 anos, o empregro na indústria metalúrgica teve um crescimento de 48,6%, passando de 762 mil novos postos em 1995 para 1,031 milhão, em novembro de 2010. O estado de São Paulo concentra quase a metade (45,8%) do total de metalúrgicos do Brasil. A região Sudeste concentra 70% das vagas da indústria metalúrgica no país.

Felicitações aos trabalhadores metalúrgicos pelo dia e por fazerem parte de um dos principais setores da economia do país.

Fonte dos dados: FEM-CUT