Tecnologias reduzem risco de acidente e provêm upgrade na produção de carrocerias automotivas

Com mesas destacadora e de centragem da RCO, a produção de partes das carrocerias automotivas em uma grande montadora brasileira ganhou padronização e teve a segurança ampliada para atender a NR-12

Mesa Destacadora RCO

A produção de carrocerias automotivas ocorre por partes, sendo que em cada uma (dobra e prensa de portas, para-choques, para-lamas etc.) tem um processo complexo e que demanda eficiência e tecnologia para ser cumprido. A movimentação das chapas de aço, que chegam em pilhas (blank) é uma delas, pois o ato de “pegar” a primeira chapa sem que as demais abaixo se movam é uma verdadeira arte, cuja qual a divisão Industrial da RCO garante saber como realizar de forma efetiva, padronizada e sem oferecer riscos de acidentes aos operadores do chão de fábrica.

São dois tipos de mesas especiais. Elas já atendem a alguns projetos no Brasil, inclusive um recentemente finalizado e cujo qual os equipamentos já operam com comprovação de qualidade em uma grande montadora de automóveis instalada nacionalmente.

A mesa destacadora, que como o próprio nome sugere é onde o blank de chapas de aço é depositado para que o robô destaque (pegue) cada chapa uma a uma, é um upgrade porque seus imãs são movidos a ar comprimido, eliminando a necessidade do operador se aproximar do blank para ajustá-los. “Com essa evolução, o processo passou a atender os requisitos da NR-12, da ABNT. Além disso, as mesas possuem grades assistidas eletronicamente por sensores de segurança, de modo que os operadores sejam protegidos dos robôs durante as operações”, diz Adriano Costa, consultor de vendas da RCO. “Assim, eles podem trabalhar de forma mais ergonômica e segura, reduzindo os índices de acidentes de trabalho”, completa.

O especialista explica que os imãs posicionados nas quatro laterais da mesa destacadora impedem que as demais chapas se desloquem quando o robô, através das ventosas, as pega uma a uma da pilha.

A robustez da mesa também é fundamental para o bom funcionamento do sistema, segundo Costa. “Esse é um diferencial da engenharia da RCO, que desenvolveu o projeto em software 3D e emitiu laudo com databook de todos os cálculos estruturais através de elementos finitos e manual de operação. O equipamento passou por processo de usinagem de precisão, tendo dimensões aproximadas de 3 por 4 metros e sua base é toda fabricada com perfis de aço carbono (ASTM 36)”, diz ele, salientando que cada mesa suporta mais de 4 toneladas, o suficiente para um blank de chapas de aço.

Avanço no projeto
O desempenho positivo das mesas destacadoras, dado o ar comprimido embarcado para movimentação dos imãs, validou a demanda por outro tipo de equipamento para os mesmos processos nessa montadora.

Uma vez que o robô destaca a chapa de aço do blank, ela precisa ser direcionada à prensa de forma precisa, sendo necessário estabelecer um prisma para que o próximo robô pegue a chapa sempre no mesmo local, evitando perdas com erros de dobra e prensa durante o processo.

A solução foram as mesas centralizadoras, que servem para receber a chapa tão logo o robô a retire da mesa destacadora. Ela possui inclinação e o topo coberto por esferas dimensionadas adequadamente para centralizar a chapa por gravidade antes que o próximo robô possa pega-la no ponto central. “Essa mesa também é assistida por sensores, evitando falhas do robô e tendo o registro padrão do sistema de automação da fábrica, que confere se o processo está sendo feito corretamente de forma repetitiva”, diz ele.

Segundo Costa, o projeto formatado para essa montadora, que envolve seis mesas especiais da RCO, é um benchmarking, pois demonstra exatidão para os processos e reduz o risco de acidentes de trabalho. “A automação no destaque de chapas de aço dos blank não é algo novo. Porém, o fato de evitar a aproximação do operador tanto do robô quanto das chapas é algo em evidência, dados os riscos envolvidos. E a RCO está mostrando que tem excelência nesse tipo de projeto”, conclui.