Programa “Café com Qualidade” aproxima departamentos na RCO.

Um dos grandes desafios das empresas entre os departamento é a comunicação, ou melhor, tornar a comunicação interna entre pessoas e departamentos mais afinada, frequente e habitual. Obviamente o resultado é certo quando tudo se torna integrado e todos “falando” a mesma língua, em torno de um objetivo comum.

Pensando nisso, a RCO implanta um novo programa interno chamado “Café com Qualidade”, cujo principal objetivo é criar um canal de comunicação para aproximar funcionários junto à diretoria. O programa baseia-se em encontros, sem lembrar uma reunião habitual, com temas focados em qualidade de vida e do trabalho, a execução de tarefas do dia-a-dia, as estratégias dos departamentos e propostas de melhoria e aprimoramento de processos.

Como tema para o primeiro “Café com Qualidade”, o encontro reuniu os colaboradores aposentados da empresa e os estagiários em início de carreira. A idéia era trocar experiências e conselhos, além dos jovens estagiários transmitir suas projeções de carreira e formação profissional.

Para os colaboradores aposentados, como José Vidolin, Jair Assugeni e Antonio Zamprônio, todos do setor de usinagem da empresa, o início da carreira foi difícil, com acesso muito difícil ao ensino e à instrução técnica. Todos começaram a trabalhar muito jovens para auxílio no sustento familiar. Porém, as dificuldades no início não os impediram de trabalhar muito, estudar e se aprimorar, adquirindo experiência profissional invejável e muito valorizada no mercado de trabalho, frente à carência de mão-de-obra especializada que as empresas encaram atualmente.

Eles ainda orientam aos mais jovens que trabalhem muito, pois trabalho também é sinônimo de saúde e bem-estar e nunca deixem de fazer o que gostam. Para os estagiários Tássia Camarotti, Natã Sachetto e Marilia André, as orientações são válidas e os animam a manter sempre um foco na vida, tanto no aspecto pessoal quanto profissional.

O programa “Café com Qualidade” ocorrerá ainda em outras ocasiões, envolvendo mais pessoas e departamentos, sempre com objetivo de aproximar e integrar, pois, nada como um cafezinho e um bate-papo agradável para juntar forças e seguir em frente.

1º Encontro do programa "Café com Qualidade": aposentados e estagiários da RCO dividem experiências profissionais.